Fluxos da gestão do conhecimento dentro das organizações e complexidade para implantação.
Data
2017
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Recentemente, muito tem se falado sobre a Gestão do Conhecimento, uma nova e promissora área da
Administração vista por alguns especialistas como o modelo de gestão que as empresas precisam adotar
se quiserem sobreviver, pois o conhecimento é a grande vantagem competitiva atual. Porém, as teorias
que sustentam as propostas dessa gestão não foram amplamente divulgadas e ainda há uma certa
indefinição em relação ao significado real e exato de seus conceitos básicos, gerando desafios e críticas
para sua implantação. Através da busca de trabalhos sobre o referido tema em bancos de dados, foi
investigado quais são as principais teorias de Gestão do Conhecimento, quais são os fluxos que elas
propõem para que as organizações trabalhem o conhecimento, qual a complexidade para implantação
desses processos e quais sugestões os especialistas indicam para que ocorram de forma eficaz e eficiente.
Contatou-se que, apesar de utilizarem abordagens diferentes, a ideia central é de que o conhecimento
deve formar um ciclo contínuo dentro da organização, em que tanto indivíduo quanto organização
aprendem e geram conhecimento, promovendo a criatividade e a inovação. Para isso, a organização e
seus colaboradores devem ser visto como seres complexos, ou seja, não são lineares, exatos e objetivos,
mas sim, incertos, imprevistos e que estão interligados formando uma rede sistêmica. Com essa visão
as teorias podem ser mais divulgadas e colocadas em prática, com medição e avaliação dos resultados.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Gestão do conhecimento, Complexidade das organizações