Dificuldades na aprendizagem associadas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: algumas possibilidades de atuação do psicólogo.
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
Os estudos realizados para a elaboração deste trabalho visaram primariamente o levantamento de diversas referências que fundamentassem discussões entorno de problemas no desenvolvimento da aprendizagem em correlação ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na vivência de crianças em idade de 6 a 12 anos para que, logo em seguida, fosse inserido o profissional Psicólogo com possibilidades efetivas de intervenção. As obras passaram por seleção considerando critérios de idade, através da apuração por tempo de publicação abaixo de 6 anos, como também foi delimitado em termos nucleares como Educação, Neurociência e Psicologia de forma a reduzir opções em meio a análises de seus resumos. Por meio de observações buscou-se estruturar a argumentação e a atuação desejada do psicólogo em uma revisão bibliográfica integrativa de teor qualitativo pautada em uma introdução inicial ao conceito de aprendizagem junto de uma exploração dos circuitos neurais envolvidos no processo para uma sondagem cognitiva e comportamental que busca detalhar processos simples afetados pelo transtorno. As abordagens profissionais partem deste contexto, buscando uma correlação dos aspectos neurocognitivos e comportamentais aos elementos históricos-sociais, farmacológicos e intersetoriais, de forma a conduzir uma reabilitação favorável considerando cada criança em sua subjetividade enquanto aprende. Visto cada autor e sua fundamentação teórica almejou-se trazer uma perspectiva diversa e complementar sobre as interações possíveis ao profissional da saúde mental em uma situação de necessária intervenção, pois, como visto na proposta inicial, há um objetivo de salientar compreensões e técnicas indispensáveis para fomentar o desenvolvimento em uma fase de extrema importância para a formação do ser. No fim teve-se contato com uma série de concepções que permitem uma elaboração ainda mais completa sobre o auxílio de jovens em seu desenvolvimento cognitivo enquanto diagnosticados, assim como também se pôde estabelecer e expor com mais clareza a ligação, muitas vezes negligenciada, entre cada uma das formas de tratamento e como este é o ponto principal a ser trabalhado.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH),, Aprendizagem, Intervenção, Psicologia
Citação
Canalli, Amanda Kelly; Goularte, Murillo Henrique Lombarde. Dificuldades na aprendizagem associadas ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: algumas possibilidades de atuação do psicólogo. Descalvado: SP, 2023.
