A separação dos Poderes no Brasil: estrutura, funcionamento e participação cidadã: a implementação da disciplina de Direito Constitucional no Ensino Médio
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Data
2025
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Universidade Brasil
Resumo
A educação constitucional representa um dos pilares fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática. Este trabalho propõe a implementação da disciplina de Direito Constitucional no ensino médio como ferramenta essencial para o desenvolvimento da consciência cívica dos jovens brasileiros. O conhecimento dos princípios constitucionais e da organização do Estado através dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - não pode permanecer restrito aos bancos universitários ou aos profissionais do Direito. É imperativo que os estudantes do ensino médio compreendam como funciona o sistema de freios e contrapesos que sustenta nossa democracia, conhecendo as atribuições específicas de cada poder e sua importância para o equilíbrio institucional. Através de uma abordagem pedagógica adequada à faixa etária, a disciplina de Direito Constitucional no ensino médio pode despertar nos jovens o interesse pela participação política, o respeito às instituições democráticas e a compreensão dos seus direitos e deveres como cidadãos. Mais do que decorar artigos da Constituição, trata-se de formar indivíduos capazes de exercer plenamente sua cidadania e contribuir para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Este estudo apresenta propostas concretas para a implementação dessa disciplina, considerando os desafios pedagógicos, a formação docente necessária e os benefícios esperados para a sociedade brasileira. A educação constitucional no ensino médio não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade urgente para o aprimoramento da nossa democracia.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Direito Constitucional – Brasil, Três poderes - Brasil, Participação Democrática, Estado Democrático de Direito, Formação Cidadã
Citação
PRADA, Caroline Padovezi. A separação dos Poderes no Brasil: estrutura, funcionamento e participação cidadã: a implementação da disciplina de Direito Constitucional no Ensino Médio [livro eletrônico]. Itaquera/SP: Universidade Brasil, 2025.