DSpace Repository

A Importância dos conhecimentos prévios para a escrita do Texto Argumentativo

Show simple item record

dc.creator Aparecida Sanches, Conceição
dc.creator Grandino, Iara
dc.date 2022-11-23
dc.date.accessioned 2023-01-02T21:49:02Z
dc.date.available 2023-01-02T21:49:02Z
dc.identifier https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/12
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/562
dc.description O objetivo deste artigo é o de contribuir para a reflexão acerca do processo de produção de texto argumentativo por alunos de uma escola estadual do Ensino Fundamental, com idade média de dez anos. A primeira parte deste trabalho discorre sobre a importância dos conhecimentos prévios e da argumentação. Na segunda parte, partiremos para a análise e reflexão em torno do processo de produção de textos argumentativos escritos pelos alunos, tendo como referencial teórico as ideias de Stephen E.Toulmin (2006). A análise do corpus utilizado considera a constituição dos movimentos discursivos: tipo de texto, dados concretos, conclusão, modalizador “mas” e modalizador “porque”. Abstract The purpose of this article is to contribute to the reflection on the process of producing an argumentative text by students from a state elementary school, with an average age of ten years. The first part of this work discuss on the importance of prior knowledge and argumentation. In the second part, we will start with the analysis and reflection on the process of producing argumentative texts written by students, having as theoretical reference the ideas of Stephen E. Toulmin (2006). The analysis of the corpus used considers a concrete text of the discursive means: text types, concrete data, conclusion, modalizer “but” and modalizer “because”. pt-BR
dc.format application/pdf
dc.language por
dc.publisher Universidade Brasil pt-BR
dc.relation https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/12/7
dc.rights Copyright (c) 2022 Conceição Aparecida Sanches, Iara Grandino; pt-BR
dc.rights https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 pt-BR
dc.source VIDA: Ciências Humanas; v. 1 n. 1 (2022): VIDA: Ciências Humanas; 30-41 pt-BR
dc.subject Língua Portuguesa pt-BR
dc.subject Escrita pt-BR
dc.subject Argumentação pt-BR
dc.subject Conhecimento prévio pt-BR
dc.title A Importância dos conhecimentos prévios para a escrita do Texto Argumentativo pt-BR
dc.type info:eu-repo/semantics/article
dc.type info:eu-repo/semantics/publishedVersion


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics