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Devido à preocupação crescente na preservação do meio ambiente e à utilização
consciente dos recursos nataturais na busca de uma vida mais saudável, o consumo
e a procura de produtos ôrganicos têm aumentado a cada dia. Assim, a utilização de
produtos naturais no plantio ganha cada vez mais espaço no cultivo de pequenas e
grandes produções, pois os produtos naturais não prejudicamo solo e têm seu custo
reduzido em relação aos utilizados na agricultura convencional, mais agressivos so
meio ambiente. A proposta deste trabalho é verificar qual o efeito da aplicação de
biofertilizantes na cultura do rabanete (Raphanus sativusL)e,nesse processo,
demostrar que a educação pode ser inserida nesse contexto por meio da educação
ambiental e da matemática. Esta proposta oferece ao professor a possibilidade de
tirar o aluno da passividade da aprendizagem e colocá-lo na construção efetiva do
seu conhecimento. Foram construídos doze canteiros com as dimenções de 1 x 2 m,
por 0,20 m de altura, construídos por uma estrutura de PVC. Os canteiros
receberam seis tratamentos distintos com duas repetições em cada tratamento:
1)Solo sem aplicação; 2) Solo misturado com esterco de galinha; 3) Aplicação ao
solo do biofertilizante; 4) Solo com esterco de galinha mais aplicação do
biofertilizante foliar; 5) Solo recebeu biofertilizante mais aplicação do biofertilizante
foliar; 6) Solo foi misturado com esterco de galinha e biofertilizante mais a aplicação
do biofertilizante foliar. O biofertilizante utilizado no solo foi o Amino de peixe raízes
e o foliar Amino de peixe alga folhas, aplicados uma vez por semana.Os parâmetros
para a avaliação foram: quantidade de folhas, comprimento, diâmetro e a fitomassa
fresca das raízes.O tratamento 6 obteve os melhores resultados em praticamente
todos os parâmetros analisados, exceção feita para a quantidade de folhas. |
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