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Representações sociais: Meio ambiente, educação ambiental e geografia = social representations: enviromental education and geography

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dc.creator Silva, Abner Ulisses Bueno da
dc.date.accessioned 2022-12-04T17:57:11Z
dc.date.available 2022-12-04T17:57:11Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/531
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Psicologia social pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.title Representações sociais: Meio ambiente, educação ambiental e geografia = social representations: enviromental education and geography pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Campato Jr, João Adalberto
dc.description.resumo Esta dissertação examinou as representações sociais a respeito do meio ambiente e de seus problemas, da educação ambiental e da relevância do ensino da geografia para a educação ambiental, oriundas de estudantes universitários. O conceito de representações sociais engloba o senso comum, os preconceitos e as ideologias sobre a realidade. As representações sociais não correspondem, necessariamente, ao conhecimento científico, que gera conceitos universais e rigorosos. As representações sociais constituem um modo de pensar e um conjunto de princípios situados além do indivíduo, que recebe da coletividade ideias quase cristalizadas, mostrando que as formas de pensar estão ligadas ao contexto histórico e social. Ao longo da pesquisa, foi examinou-se a maneira pela qual alguns sujeitos específicos concebem as representações sociais de meio ambiente, e educação ambiental e, além da importância da geografia para a educação ambiental. A pesquisa foi qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas. Quanto à interpretação de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. As representações sociais foram coletadas de estudantes da Universidade Brasil do campus de Itaquera, na cidade de São Paulo. A amostragem foi intencional com parâmetro de saturação. Concluiu-se, entre outros aspectos, 1) a força da representação social que aponta para a importância da questão ambiental, 2) para a sedimentação da ideia de interdisciplinaridade nos estudos ambientais e, também, 3) para uma representação social que retrata ainda as ciências ambientais afastadas de um paradigma mais crítico. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


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