dc.creator |
Aguiar, Marcos Camargo de |
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dc.date.accessioned |
2022-12-04T17:55:30Z |
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dc.date.available |
2022-12-04T17:55:30Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/520 |
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dc.format |
PDF |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.title |
O sistema de gestão ambiental como estratégia da educação ambiental no Senac São José dos Campos/SP = the environmental management system as a strategy for environmental education In Senac São José dos Campos / SP |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Aguiar, Denise Regina da Costa |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho buscou investigar a possibilidade do Sistema de Gestão
Ambiental ser integrado à dinâmica escolar, como estratégia prática da educação
ambiental no SENAC São José dos Campos/SP. Foi realizada uma pesquisa com
abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão da literatura, pesquisa documental e
de campo com aplicação de questionários, com o objetivo de se obter a percepção
dos professores e educandos da escola, sobre a integração do Sistema de Gestão
Ambiental com a prática pedagógica. A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos
da matriz do pensamento de Paulo Freire, além dos estudos de Carvalho (2001, 2006)
e Loureiro (2004, 2005, 2006). Pode-se evidenciar que o SGA é um importante
instrumento da educação ambiental no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(SENAC) São José dos Campos/SP. Pode-se observar também há necessidade de
uma maior intervenção com as questões ambientais nas práticas pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula e que um dos fatores importantes para a estratégia dar
certo é a formação contínua dos docentes para aprimorar suas aulas com atemática
da educação ambiental, buscando a participação e a conscientização dos educandos.
Entende-se que a pesquisa pode proporcionar aos educadores uma mudança de
postura e uma oportunidade de repensar sua prática pedagógica, pois ao alinhar a
teoria com a prática, a partir da realidade local, foi possível observar entre os discentes
uma nova consciência crítica e atitudes com relação ao cuidado com o ambiente em
que vivem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Fernandópolis - SP, Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UB |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CET |
pt_BR |