DSpace Repository

O sistema de gestão ambiental como estratégia da educação ambiental no Senac São José dos Campos/SP = the environmental management system as a strategy for environmental education In Senac São José dos Campos / SP

Show simple item record

dc.creator Aguiar, Marcos Camargo de
dc.date.accessioned 2022-12-04T17:55:30Z
dc.date.available 2022-12-04T17:55:30Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/520
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Preservação ambiental pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.title O sistema de gestão ambiental como estratégia da educação ambiental no Senac São José dos Campos/SP = the environmental management system as a strategy for environmental education In Senac São José dos Campos / SP pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo O presente trabalho buscou investigar a possibilidade do Sistema de Gestão Ambiental ser integrado à dinâmica escolar, como estratégia prática da educação ambiental no SENAC São José dos Campos/SP. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão da literatura, pesquisa documental e de campo com aplicação de questionários, com o objetivo de se obter a percepção dos professores e educandos da escola, sobre a integração do Sistema de Gestão Ambiental com a prática pedagógica. A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos da matriz do pensamento de Paulo Freire, além dos estudos de Carvalho (2001, 2006) e Loureiro (2004, 2005, 2006). Pode-se evidenciar que o SGA é um importante instrumento da educação ambiental no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) São José dos Campos/SP. Pode-se observar também há necessidade de uma maior intervenção com as questões ambientais nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e que um dos fatores importantes para a estratégia dar certo é a formação contínua dos docentes para aprimorar suas aulas com atemática da educação ambiental, buscando a participação e a conscientização dos educandos. Entende-se que a pesquisa pode proporcionar aos educadores uma mudança de postura e uma oportunidade de repensar sua prática pedagógica, pois ao alinhar a teoria com a prática, a partir da realidade local, foi possível observar entre os discentes uma nova consciência crítica e atitudes com relação ao cuidado com o ambiente em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics