Abstract:Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Professora Maria Expedita Silva, situada
no município de Mauá, ABCDM Paulista, mediante o projeto “Horta na escola”, dentro
do contexto da Educação Ambiental visando a utilização da horta escolar como eixo
condutor de dinâmicas comunitárias, uma vez que envolve o consumo no
enriquecimento na própria merenda, como também na distribuição das redondezas
onde a horta é cultivada. O estudo de campo realizado é mediante o desenvolvimento
do projeto “Horta Escolar” nas ações desenvolvidas com adolescentes do Ensino
Fundamental II e do Ensino Médio da escola. O objetivo principal é a implementação
de ações sustentáveis e comunitárias desenvolvidas no âmbito escolar, de modo a
promover a união entre escola e a comunidade local no consumo e preservação da
horta escolar, como também o desenvolvimento do senso de responsabilidade, a
importância de se trabalhar a preservação, os cuidados e defesa do meio ambiente, a
importância de uma alimentação natural, além do envolvimento nas ações pedagógicas
de maneira Interdisciplinar. A metodologia de estudo é de cunho descritivo e
transversal, pois a revisão da literatura possui relevante papel no conhecimento e na
discussão de realidades, de ações e programas. As teorias propostas pelos autores
aqui apresentados entendem a Educação Ambiental no âmbito escolar como
prerrogativa de ações sustentáveis para o futuro, possibilitando ao educando,
desenvolver na prática o aprendizado teórico de aula, de modo a utilizar ferramentas
apropriadas que despertem o olhar diferenciado no quesito social, ocupacional,
valorizando assim a qualidade de vida, com propósito da aprendizagem efetiva da
importância da construção e das ações cooperativas como fonte de sustentabilidade
ambiental alimentar e de desenvolvimento socioeconômico. Sendo assim, os resultados
demonstram o engajamento dos adolescentes nas ações sustentáveis do projeto
educacional, refletindo na modificação de posturas colaborativas na integração ao seu
meio natural.