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Desafios e propostas para construção de práticas curriculares na educação ambiental em escola pública municipal de Caraguatatuba/SP = challenges and proposals for practices curriculum construction in environmental education in public school at Caraguatatuba/SP

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dc.creator Silva, Thais Daniela Cruzal da
dc.date.accessioned 2022-12-04T17:50:30Z
dc.date.available 2022-12-04T17:50:30Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/490
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Currículo crítico-emancipatório pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.title Desafios e propostas para construção de práticas curriculares na educação ambiental em escola pública municipal de Caraguatatuba/SP = challenges and proposals for practices curriculum construction in environmental education in public school at Caraguatatuba/SP pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo O tema apresentado se torna pertinente diante de tantas situações enfrentadas diariamente quando se discute sobre a temática da Educação Ambiental, principalmente quanto às políticas públicas e às práticas curriculares no eixo educacional. O objetivo central do trabalho foi investigar os desafios e as propostas para se construírem práticas curriculares com a temática da Educação Ambiental, em uma escola pública municipal em Caraguatatuba/SP, onde se desenvolvem projetos relacionados ao tema. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa. Utilizaram-se os procedimentos de coleta de dados: revisão da literatura sobre a temática, análise de documentos legais, de documentos oficiais das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, documentos escolares, observações de aulas e práticas dentro da escola. A discussão sobre o meio ambiente se faz urgente, no âmbito da escola e da sociedade, pois o planeta necessita de ações que sejam benéficas ao ser humano, à sociedade, às comunidades locais e globais. A construção de práticas curriculares, numa perspectiva crítico-emancipatória, deve ter como condição a participação de educadores, educandos e da comunidade, associada a um processo de formação contínua de educadores, tanto no ambiente escolar, quanto na Secretaria, com temas selecionados pelos educadores, considerando-se a realidade e as situações limites das instituições de ensino em cada comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CB pt_BR


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