dc.creator |
Melo, Paula Guimarães Teixeira de |
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dc.date.accessioned |
2022-12-03T12:53:15Z |
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dc.date.available |
2022-12-03T12:53:15Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/450 |
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dc.format |
PDF |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo crítico-emancipatório |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e formação contínua de professores: limites e possibilidades na rede municipal de Caraguatatuba / SP = environmental education and teacher education program: limits and possibilities at municipal schools in Caraguatatuba / SP |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Aguiar, Denise Regina da Costa |
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dc.description.resumo |
A Educação Ambiental é um campo relativamente jovem, caracterizado por um
paradoxo no qual poucos duvidariam da importância de aprender a viver de forma
sustentável, de conservar os recursos naturais do mundo e de cuidar da Terra hoje
para que as futuras gerações possam atender a suas próprias necessidades e
aproveitar a vida no Planeta. A Educação tem sido reconhecida como uma das
possibilidades importantes para a conscientização da preservação do meio ambiente
através da construção de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para com o
meio ambiente e entre os seres humanos. O objetivo central da pesquisa foi
investigar a importância da formação contínua de professores para a implementação
da temática da Educação Ambiental no currículo escolar. A metodologia utilizada
para a pesquisa foi um estudo de caso, realizado na Secretaria Municipal de
Educação de Caraguatatuba – SP, em uma escola de educação infantil e ensino
fundamental I, por meio de estudo bibliográfico, análise de documentos oficiais e
legais e observação participante. Pôde-se evidenciar, na Secretaria Municipal de
Educação em Caraguatatuba - SP, que há uma proposta político-pedagógica para
incluir a educação ambiental no currículo escolar e integrá-la interdisciplinarmente.
No entanto, de acordo com a pesquisa realizada, foi possível perceber que muitos
educadores entendem a importância de se trabalhar a educação ambiental no
currículo, mas poucos sabem sobre o tema e como fazer. Sendo assim, propõe-se
um projeto de formação contínua de professores, no loco da escola, numa
perspectiva crítico-emancipatória, embasada nos referenciais freireanos para a
construção de um currículo interdisciplinar para o trabalho com a temática da
Educação Ambiental em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Fernandópolis - SP, Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UB |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CB |
pt_BR |