Abstract:A importância de sensibilizar o homem para que atue de modo responsável e
consciente para a preservação do meio ambiente, torna-se motriz desafiante na
sociedade contemporânea. A Educação Ambiental (EA) é um processo por meio do
qual o sujeito e a sociedade coletivamente constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, à sadia
qualidade de vida e sua sustentabilidade. No aspecto educacional a EA é elemento
essencial e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto no não formal. A EA é
uma decisão urgente no cenário local e mundial, pode-se dizer uma opção de vida ou
pela vida, a continuidade da vida no planeta, para isso, faz-se necessário uma relação
salutar e harmoniosa com o meio ambiente e a EA deve incentivar a proteção, a
paridade e o respeito aos direitos de todas as espécies, isso garantido em lei, ainda
contando com estratégias democráticas e de ações mútuas entre sujeitos, seres vivos
em geral e as diversidades culturais. O objetivo da pesquisa foi investigar o
planejamento e as orientações da SEMED para as ações de Educação Ambiental e
como foram implementadas em escolas de Ensino Fundamental I de Macapá-AP.
Definiu-se como problema da pesquisa, a questão central: qual o planejamento e as
orientações da SEMED, para as ações de EA e em que medida são implementadas
em escolas de Ensino Fundamental em Macapá- Amapá? Trata-se de uma
abordagem qualitativa com desenvolvimento de estudo exploratório, revisão da
literatura e busca de dados em documentos oficiais da SEMED. O trabalho apresenta
contribuições sobre a EA e as pesquisas em cursos sobre o tema, bem como revela
subsídios para o uso eficiente dos recursos públicos para a concretização de
Subject:Meio ambiente.
Educação crítico-emancipatória.
Conscientização.
Objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Ensino fundamental