Abstract:O ambiente escolar regular ainda se apresenta hostil para a criança e adolescente
com transtorno do espectro autista, já que o processo de inclusão escolar depende
não somente da adaptação pedagógica, mas também da adaptação do ambiente,
combatendo fatores externos que funcionam como barreira educacional,
principalmente com o educando com hipersensibilidade auditiva. Diante das
dificuldades no processamento sensorial e casos de hipersensibilidade auditiva na
pessoa autista, adaptar a estrutura escolar se torna fundamental para que ocorra a
inclusão do educando, sendo necessário chamar a atenção na obrigatoriedade desta
estruturação e da responsabilidade da instituição educacional em preparar o ambiente
escolar para receber o aluno com necessidades educacionais especiais. A utilização
de recursos adaptativos, como os abafadores de ruídos, se torna uma alternativa
eficaz e rápida para o processo de inclusão escolar, sendo de responsabilidade das
instituições o seu fornecimento. Contudo, o presente trabalho correlacionou achados
de pesquisa descritiva envolvendo conceitos sobre autismo, sensibilidade auditiva,
poluição sonora e educação inclusiva, à legislação brasileira sobre o processo de
inclusão da criança com transtorno do espectro autista no ensino regular, defendendo
a hipótese da necessidade de adaptação do meio ambiente escolar para minimizar os
impactos negativos dos ruídos e auxiliar o processo de inclusão da criança autista.
Subject:Abafadores de ruídos.
Barreira.
Inclusão escolar.
Recurso adaptativo