Abstract:A educação ambiental constitui temática de destacada relevância nos currículos
escolares, pois propõe a reflexão e a intervenção positiva no sentido de equacionar ou
amenizar a problemática ambiental. Trata-se de ação mediadora constituída de
programas educativos para conscientizar e garantir a qualidade dos recursos naturais
para as gerações futuras. Tomando tal informação como premissa, afirma-se que a
imagem fotográfica constitui excelente instrumento pedagógico com o auxílio do qual
o ensino da educação ambiental poderia se desenvolver de forma mais eficiente e
lúdica. Isso porque a imagem é um signo de comunicação universal, que capta a
atenção dos estudantes, influenciáveis cada vez mais pelos signos icônicos, que
mantêm uma relação de semelhança com a realidade. Esta pesquisa – de
delineamento bibliográfico e de campo - situa-se na área de investigação da imagem
fotográfica como forma de fazer ver que os estudantes – principalmente os de nível
fundamental e médio – podem absorver de maneira mais efetiva e crítica conteúdos
relativos ao meio ambiente. Particularmente, as imagens usadas para levar adiante a
pesquisa são as imagens híbridas, resultantes da sinergia gerada entre a préprodução, a produção e a pós-produção das imagens fotográficas digitais produzidas,
tratadas e editadas para atingir de maneira intensa o seu propósito de comunicação,
gerando novos conteúdos imagéticos que atuam tanto na emoção quanto na razão do
espectador.