DSpace Repository

Diálogo entre saberes e práticas em educação ambiental em uma escola no município de Macapá/AP = dialogue between knowledge and practices in environmental education in a school in the municipality of Macapá / AP

Show simple item record

dc.creator Farias, Gleury Sales
dc.date.accessioned 2022-12-02T12:43:28Z
dc.date.available 2022-12-02T12:43:28Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/392
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação crítica pt_BR
dc.title Diálogo entre saberes e práticas em educação ambiental em uma escola no município de Macapá/AP = dialogue between knowledge and practices in environmental education in a school in the municipality of Macapá / AP pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.description.resumo Atualmente o debate sobre a educação ambiental e sustentabilidade tem o contexto escolar como elemento problematizador no sentido de promover uma maior conscientização do sujeito inserido em seu contexto sociopolítico, econômico e cultural, por se tratar de uma aprendizagem crítica e construída pelos sujeitos protagonistas a partir de suas vivencias e conhecimentos adquiridos. Este estudo objetivou analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em educação ambiental em uma escola estadual localizada no distrito de fazendinha em Macapá/AP. Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em autores, como: Freire (1987; 1979; 1996; 1986; 2000; 2001), Leff (2009), Carvalho (2001; 2012), Gohn (2014), Gadotti (2008,1995,2014), Aguiar (2017; 2013) dentre outros. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando, atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics