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Atualmente o debate sobre a educação ambiental e sustentabilidade tem o contexto
escolar como elemento problematizador no sentido de promover uma maior
conscientização do sujeito inserido em seu contexto sociopolítico, econômico e
cultural, por se tratar de uma aprendizagem crítica e construída pelos sujeitos
protagonistas a partir de suas vivencias e conhecimentos adquiridos. Este estudo
objetivou analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em
educação ambiental em uma escola estadual localizada no distrito de fazendinha em
Macapá/AP. Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em
autores, como: Freire (1987; 1979; 1996; 1986; 2000; 2001), Leff (2009), Carvalho
(2001; 2012), Gohn (2014), Gadotti (2008,1995,2014), Aguiar (2017; 2013) dentre
outros. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo,
de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e
observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os
resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo
entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando,
atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem. |
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