DSpace Repository

A práxis pedagógica no ensino da educação ambiental crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional/TO = the pedagogical practice in the teaching of critical environmental education in a public school of Porto Nacional / TO

Show simple item record

dc.creator Dall’Agnol, Márcia
dc.date.accessioned 2022-12-02T12:43:10Z
dc.date.available 2022-12-02T12:43:10Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/390
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject Práxis pedagógica pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.title A práxis pedagógica no ensino da educação ambiental crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional/TO = the pedagogical practice in the teaching of critical environmental education in a public school of Porto Nacional / TO pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou investigar a práxis pedagógica, em uma perspectiva crítico - emancipatória, com a temática da Educação Ambiental no 5º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola da Rede Pública Municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO. A questão problematizadora que dirigiu esse estudo é assim enunciada: Como a temática da educação ambiental está sendo trabalhada pelos professores do 5º Ano do Ensino Fundamental I na rede pública municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO? Quais percepções esses professores possuem sobre educação ambiental? Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em autores, como: Freire (1978; 1987; 1999; 2000; 2001; 2011; 2014) Reigota (2014), Loureiro (2004; 2006; 2014), Imbernón (2008; 2010), dentre outros. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório; para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, três encontros formativos e por último, a observação participante da práxis pedagógica com o ensino da educação ambiental crítica, no desenvolvimento de uma ação ambiental com o tema gerador lixo, com educandos do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Com o estudo concluiu-se que é possível um processo de ensino/aprendizagem com uma práxis pedagógica que possibilite refletir criticamente e problematizar a realidade local, no sentido de transformar o conhecimento em ações concretas de forma coletiva. Sendo assim, afirma-se a importância da formação contínua de educadores com esse enfoque, assim como a implementação de propostas de políticas públicas considerando-se a urgência das questões socioambientais. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics