O diagnóstico socioeconômico e ambiental como instrumento para o papel da escola na educação ambiental = the socioeconomic and environmental diagnosis as an instrument for school role in environmental education
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O diagnóstico socioeconômico e ambiental como instrumento para o papel da escola na educação ambiental = the socioeconomic and environmental diagnosis as an instrument for school role in environmental education
Abstract:O crescimento urbano desordenado resulta no surgimento de inúmeros problemas
de ordem social e econômica e como consequência reflete na degradação do
ambiente, a exemplo da expansão de favelas e bairros periféricos com infraestrutura
deficiente. É sabido que a qualidade de vida e a ambiental estão intrinsecamente
ligadas, portanto, é indispensável que a sociedade reconheça esta relação. Neste
sentido, a educação assume o papel principal não só na conscientização ambiental,
mas também frente às injustiças sociais causadas pelo excludente sistema
econômico. No presente trabalho, o objetivo principal vislumbrou despertar nos
alunos entrevistados uma sensibilização ambiental, visando mudanças de posturas,
a partir de uma pesquisa a fim de diagnosticar aspectos socioambientais do bairro. A
metodologia utilizada teve como base o questionário com perguntas fechadas, que
após as instruções do pesquisador, foram aplicados a 113 alunos voluntários, com
idades entre 13 e 15 anos, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do
Ensino Médio. Dentre os resultados, quanto à situação socioeconômica, convivem
no bairro e na escola famílias com rendas discrepantes. O transporte público foi
desaprovado por 79,3%. A maioria dos entrevistados mostrou interesse em
participar de atividades de cunho ambiental, porém, notou-se um abismo entre teoria
e prática referente ao currículo escolar. Contudo, o acesso ao serviço de
saneamento básico, a exemplo da coleta de esgoto é o principal desafio a ser
vencido no bairro, visto que somente 42,5% dos entrevistados disseram possuí-lo.
Os indicadores locais ficaram sempre abaixo quando comparados aos do município.
Conclui-se, portanto, que o bairro sofre com diversos problemas que comprometem
sua plena qualidade de vida. O quadro socioambiental obtido visa promover sua
divulgação junto aos setores públicos e privados que podem interferir nesse tecido
social.