Abstract:O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que aborda o estado do
conhecimento das estratégias de marketing ambiental. Essa pesquisa apresenta um
estudo bibliográfico, de natureza exploratória, que pautou-se no levantamento de
dados sobre o Marketing Ambiental e seus benefícios, buscando verificar o estado do
conhecimento atual sobre essa temática, por meio da coleta de dados nas pesquisas
empíricas já realizadas, publicadas a partir do Banco de Teses da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), selecionando-se os
trabalhos mais relevantes sobre o tema em questão, no período de 2000 a 2019. Os
dados obtidos possibilitaram compreender como o marketing ambiental foi capaz de
agregar valor as marcas, assim como apresentar algumas características dos
consumidores e os métodos de conduta das empresas para que se tornem de fato
“verdes”, sendo identificadas essas estratégias para elevar o valor social e a
rentabilidade dos produtos, por meio do marketing. Ressalta-se a importância dos
consumidores nos processos de aquisição dos produtos verdes, sendo estes os
principais agentes para que este ciclo se torne efetivo e funcional. Assim equilibrando
as necessidades da sociedade e a preservação do meio ambiente, e contribuído para
que as ações empresariais alcancem o retorno esperado com o uso dessas
estratégias.