Abstract:Marcado pelo significativo crescimento de resíduos sólidos descartados no meio
ambiente e na necessidade de criar uma consciência coletiva de proteção ambiental,
objetivou-se com este estudo demonstrar a importância da arte na educação e formação
da nova geração, dando um novo significado aos resíduos sólidos da zona rural do
município de Auriflama, São Paulo, promovendo uma estratégia de conciliar as
atividades de arte na educação juvenil à consciência de preservação do meio ambiente.
Os alunos foram levados à caçamba de coleta de resíduos sólidos do bairro da zona
rural, local em que os alunos são expostos à realidade do descarte, muitas vezes, de
forma incorreta, tornando-se um momento de conscientização e reflexão das novas
dinâmicas sociais e seus efeitos deletérios, assim como, criando um campo fértil de
discussão de possíveis estratégias para minimizar os impactos negativos destes
resíduos. Neste contexto, os alunos são estimulados a buscarem nos resíduos sólidos
objetos para o desenvolvimento de aulas de arte, os quais devem receber uma
transformação artística, ganhando novos sentidos, para retornar com outra utilidade, em
forma de arte e proteção ao meio ambiente. Os resíduos coletados durante as aulas são
limpos e modificados, abandonando o seu sentido original, e reproduzidos em novas
peças, como arte. Uma releitura se tornou possível, através do novo. Contudo, os
resultados deste estudo demonstraram a eficácia desta nova dinâmica pedagógica na
formação dos jovens, promovendo educação ambiental através da arte transformadora,
constituindo-se como uma estratégia didática para semear nas futuras gerações a
necessidade de preservação do meio ambiente.
Subject:Educação ambiental.
Resíduos sólidos.
Zona rural