Abstract:Em virtude do desenvolvimento econômico desorganizado de determinados espaços,
sobretudo os urbanos, o meio ambiente torna-se cada vez mais suscetível a danos
causados por empresas, indústrias, organizações ou mesmo pessoas que aí atuam.
Assim, faz-se necessária e urgente uma reflexão contínua e sistemática sobre
maneiras alternativas de evitar ou minimizar tais danos. Propõe-se, aqui, sinalizar para
a viável possibilidade de emprego de ferramentas do Marketing Verde – aliado à
Comunicação e a Educação Ambiental - com vistas a prevenir os problemas
ambientais. Em termos específicos, este exame procurou mostrar que o Marketing
Verde constitui um instrumento alternativo para ser empregado com vistas à
preservação futura e ao desenvolvimento sustentável do Parque Ecológico Guapituba,
situado na cidade de Mauá,SP. Para chegar a semelhantes conclusões, foram
realizadas, inicialmente, leituras teóricas sobre o marketing verde, gestão e
comunicação ambiental. Paralelamente a esses estudos, foram feitas seguidas visitas
in loco para observação direta e sistemática do espaço, fauna, flora, infraestrutura,
ações desenvolvidas e demais elementos do Parque Ecológico Guapituba. Nessas
oportunidades, estabeleceu-se, igualmente, interlocução com os funcionários e
dirigentes do parque, que facultaram informações de interesse sobre o espaço em
análise. De posse dos dados oriundos tanto da pesquisa bibliográfica quando da
pesquisa de campo, pode-se sistematizar algumas estratégias de marketing verde que
poderão contribuir sensivelmente para a preservação ambiental do parque. Entre elas,
citam-se: confecção de uma ecocartilha, folders, a criação do personagem “Arvorito”,
novas ações ambientais, visitações guiadas, palestras, uso da mídia impressa, digital
(nas redes sociais e app, por exemplo), concursos escolares, entre outros, sendo
todos esses elementos integrantes de um grandioso Plano de Marketing Verde,
Comunicação e Educação Ambiental proposto para o Parque Ecológico Guapituba.
Estima-se que com uma eventual implantação deste plano, o parque poderá promover
e disseminar toda a sua importância para a sociedade e para a causa ambiental.