Energia Fotovoltaica: a percepção de estudantes e a confecção de um sistema de iluminação sustentável e de uma cartilha como propostas de educação ambiental.
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
Energia Fotovoltaica: a percepção de estudantes e a confecção de um sistema de iluminação sustentável e de uma cartilha como propostas de educação ambiental.
Abstract:A energia é um dos principais constituintes da sociedade moderna e a tendência
mundial é a busca por fontes não poluentes e sustentáveis. Nesse sentido, e
pensando sobre a importância das energias renováveis, especialmente a energia solar
fotovoltaica, pergunta-se até que ponto os estudantes dos ensinos fundamental,
médio e superior conhecem sobre a tecnologia da energia solar fotovoltaica? E quanto
as suas vantagens, aplicações e limitações? Assim, o presente trabalho teve como
objetivo avaliar a percepção de estudantes de ensino fundamental, médio e superior
quanto as questões do uso da energia fotovoltaica, conscientizando-os sobre a
importância das energias renováveis, por meio da construção de um sistema de
iluminação sustentável e de uma cartilha educativa. Para o desenvolvimento da
pesquisa, foram aplicados 239 questionários a estudantes dos cursos fundamental e
médio de uma Escola Estadual na cidade de Macedônia - SP e dos cursos de
Engenharia Química e Direito de uma universidade em Fernandópolis-SP, no período
de junho a agosto de 2018, confeccionada uma cartilha educativa de fácil leitura e
desenvolvido um protótipo de um poste de iluminação sustentável como forma de
despertar o interesse pelo assunto. Concluiu-se que 33% e 62% dos alunos dos
Ensinos Fundamental e Médio e do Ensino Superior desconhecem o que é energia
renovável e o que é energia solar fotovoltaica, respectivamente. A maioria conceituou
a energia renovável como sendo uma energia reaproveitável, indicando o Sol como a
principal fonte utilizada para o aquecimento da água, o que evidencia um
desconhecimento da abrangência do assunto. De modo geral, as pessoas ainda não
têm o conhecimento necessário e pertinente sobre a questão da energia renovável e
da energia solar fotovoltaica e que, somente o saber adquirido em programas
curriculares básicos das escolas dos níveis fundamental, médio e até superior não
são suficientes. A construção de um sistema de iluminação sustentável com o
reaproveitamento de materiais recicláveis e da cartilha educativa aqui propostos,
podem ser utilizados como instrumentos de educação ambiental nas escolas.