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A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental.

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dc.creator Freitas, Adriano de Souza
dc.date.accessioned 2022-11-24T15:49:14Z
dc.date.available 2022-11-24T15:49:14Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/311
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Material paradidático pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.title A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo Este trabalho trata de analisar como a Educação Ambiental (EA) - que fomenta a perspectiva interdisciplinar, a crítica, a democracia, o respeito e as práticas sociais - está introduzida no livro didático de Língua Portuguesa (LP). Sabe-se que a EA deve ser desenvolvida em todos os componentes curriculares, desta forma, bem pertinente analisar como o livro didático – proeminente recurso pedagógico - traz tal temática e se cumpre o determinado no PNLD 2015. A justificativa está relacionada à importância de analisar como a EA está sendo discutida em outro componente curricular que não seja tão tradicional ao conteúdo como Biologia, Geografia, Ciência e História, além de investigar se os livros didáticos de Língua Portuguesa estão sendo construídos à luz dos documentos legais, que registram a necessidade de desenvolver a temática ambiental, sobretudo, vinculada à realidade cotidiana, fomentando a participação coletiva, desenvolvendo a ética e promovendo a cidadania, outrossim estabelecer, por meio de um material paradidático, novas estratégias para trabalhar a EA nas aulas de Língua Portuguesa. De tal maneira, priorizou-se, além da exploração dos livros didáticos, um levantamento bibliográfico: de dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; de leis, decretos e pareceres que tratassem da EA/MA e da LP; de livros cuja temática da Educação Ambiental fosse o cerne; de documentos que normatizassem a construção do livro didático de LP; de cartilhas e textos que guiassem a produção de um material paradidático. Tudo à luz dos princípios freireanos, porque são fundamentos para uma educação crítica-emancipatória. O resultado, no tocante à exploração do LD de Língua Portuguesa, foi satisfatório no aspecto quantitativo, pois nos três livros didáticos analisados percebeu-se que a EA estava presente na literatura, na produção textual e, raramente, na gramática, porém de maneira muito superficial, com vasta quantidade de textos e pouca qualidade para uma reflexão mais profunda. Portanto, a EA está presente no livro didático de LP, mas desprovido de textos profícuos e de propostas de atividades de mesma perspectiva.Assim, a cartilha Letramento Ambiental surge como mais um recurso de promoção da Educação Ambiental, principalmente, no componente curricular de LP. Há a recomendação de estudos afins, especialmente, com enfoque nos materiais/currículos dos cursos superiores, pois se sabe a necessidade de docentes da área de Língua Portuguesa formados para trabalhar, com qualidade, a temática ambiental com os estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


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