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A pesquisa teve como objeto de estudo a prática da educação ambiental no ensino
fundamental, em uma escola pública da rede estadual no município de Ituiutaba/MG.
Os inúmeros desafios ambientais apontam a necessidade de ampliar a
conscientização e os compromissos dos profissionais da educação que atuam no
ensino fundamental e viabilizar uma prática pedagógica que possibilite a relação entre
contexto escolar, meio ambiente e necessidades humanas de transformação social e,
consequentemente, novas posturas e ações frente às questões ambientais com o
objetivo de proteção, conservação, preservação, recuperação e reabilitação do
mundo. O estudo foi desenvolvido tendo como aporte teórico principal Dias, Freire,
Loureiro. O objetivo geral foi investigar a prática pedagógica da educação ambiental,
em uma perspectiva crítico-emancipatória. Os objetivos específicos foram conhecer o
perfil dos docentes, sujeitos da pesquisa, concepções e intervenção pedagógica, e
verificar a participação da comunidade educativa. A metodologia constituiu-se de um
estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa
bibliográfica, análise de documentos, questionário, entrevistas e observação
participante. Os resultados foram organizados a partir de três eixos: o conceito de
Educação Ambiental na perspectiva crítico-emancipatória; a Prática Pedagógica na
escola pesquisada e o Processo de Conscientização da Comunidade Educativa.
Podem-se evidenciar práticas pedagógicas diferenciadas em um processo crítico e
emancipatório de ensinar e aprender temáticas sobre a educação ambiental. A partir
dos resultados, pôde-se concluir a necessidade de melhorar a conscientização e
participação da comunidade escolar nas atividades de educação ambiental na escola
e a importância de construir conhecimentos, partilhar saberes e fazeres sobre o meio
ambiente entre educandos, escola e comunidade, a fim de que todos possam ter
melhor qualidade de vida, viver em um ambiente mais saudável e mais humano. |
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