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Práticas pedagógicas da educação ambiental no ensino fundamental em uma escola pública estadual em Ituiutaba/MG.

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dc.creator Carvalho, Marcella Villela
dc.date.accessioned 2022-11-24T02:22:55Z
dc.date.available 2022-11-24T02:22:55Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/299
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas da educação ambiental no ensino fundamental em uma escola pública estadual em Ituiutaba/MG. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo A pesquisa teve como objeto de estudo a prática da educação ambiental no ensino fundamental, em uma escola pública da rede estadual no município de Ituiutaba/MG. Os inúmeros desafios ambientais apontam a necessidade de ampliar a conscientização e os compromissos dos profissionais da educação que atuam no ensino fundamental e viabilizar uma prática pedagógica que possibilite a relação entre contexto escolar, meio ambiente e necessidades humanas de transformação social e, consequentemente, novas posturas e ações frente às questões ambientais com o objetivo de proteção, conservação, preservação, recuperação e reabilitação do mundo. O estudo foi desenvolvido tendo como aporte teórico principal Dias, Freire, Loureiro. O objetivo geral foi investigar a prática pedagógica da educação ambiental, em uma perspectiva crítico-emancipatória. Os objetivos específicos foram conhecer o perfil dos docentes, sujeitos da pesquisa, concepções e intervenção pedagógica, e verificar a participação da comunidade educativa. A metodologia constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, análise de documentos, questionário, entrevistas e observação participante. Os resultados foram organizados a partir de três eixos: o conceito de Educação Ambiental na perspectiva crítico-emancipatória; a Prática Pedagógica na escola pesquisada e o Processo de Conscientização da Comunidade Educativa. Podem-se evidenciar práticas pedagógicas diferenciadas em um processo crítico e emancipatório de ensinar e aprender temáticas sobre a educação ambiental. A partir dos resultados, pôde-se concluir a necessidade de melhorar a conscientização e participação da comunidade escolar nas atividades de educação ambiental na escola e a importância de construir conhecimentos, partilhar saberes e fazeres sobre o meio ambiente entre educandos, escola e comunidade, a fim de que todos possam ter melhor qualidade de vida, viver em um ambiente mais saudável e mais humano. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


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