dc.creator |
Ferreira, Adalci dos Anjos |
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dc.date.accessioned |
2022-11-23T18:17:44Z |
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dc.date.available |
2022-11-23T18:17:44Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/284 |
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dc.format |
PDF |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclistas |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.title |
O uso da bicicleta como transporte alternativo no município de Uberlândia. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Frias, Danila Fernanda Rodrigues |
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dc.description.resumo |
Com o crescimento das cidades e a falta de planejamento urbano, a infraestrutura
viária não suporta eficientemente a circulação dos carros, evidenciando a necessidade
de inclusão de transportes alternativos que ocupam menos espaço no trânsito, como
por exemplo, a bicicleta. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da
bicicleta como meio de transporte no município de Uberlândia, Minas Gerais.
Realizou-se levantamento de dados por meio da observação de documentos e
informações do SETTRAN (Secretaria de Trânsito e Transportes), Universidade
Federal de Uberlândia e Prefeitura local. Também foi aplicado um questionário
eletrônico, com participação de 109 ciclistas. Os participantes da pesquisa foram a
maioria do sexo feminino, com idade até 20 anos, cursando ensino médio ou superior
e utilizam a bicicleta pela ação benéfica causada por ela devido à realização de
atividade física. A falta de infraestrutura é um grave problema no município que possui
cerca de 98.119 metros de ciclovias e têm um alto índice de acidentes envolvendo
ciclistas, o que faz com que a adesão ao uso da bicicleta seja diminuído. Conclui-se
que a deficiência de infraestrutura cicloviária ocasionou um número elevado de
acidentes, porém a bicicleta ainda é considerada um dos meios de transporte mais
saudáveis, desde que garantidos os aspectos de segurança. Desta forma, ficou
acentuada a necessidade de discussões sobre ações que visem aumentar o uso da
mesma e a necessidade de implantar medidas para diminuir as ocorrências de
acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Fernandópolis - SP, Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UB |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CET |
pt_BR |