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O uso da bicicleta como transporte alternativo no município de Uberlândia.

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dc.creator Ferreira, Adalci dos Anjos
dc.date.accessioned 2022-11-23T18:17:44Z
dc.date.available 2022-11-23T18:17:44Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Acidentes de trânsito pt_BR
dc.subject Ciclistas pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title O uso da bicicleta como transporte alternativo no município de Uberlândia. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Frias, Danila Fernanda Rodrigues
dc.description.resumo Com o crescimento das cidades e a falta de planejamento urbano, a infraestrutura viária não suporta eficientemente a circulação dos carros, evidenciando a necessidade de inclusão de transportes alternativos que ocupam menos espaço no trânsito, como por exemplo, a bicicleta. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da bicicleta como meio de transporte no município de Uberlândia, Minas Gerais. Realizou-se levantamento de dados por meio da observação de documentos e informações do SETTRAN (Secretaria de Trânsito e Transportes), Universidade Federal de Uberlândia e Prefeitura local. Também foi aplicado um questionário eletrônico, com participação de 109 ciclistas. Os participantes da pesquisa foram a maioria do sexo feminino, com idade até 20 anos, cursando ensino médio ou superior e utilizam a bicicleta pela ação benéfica causada por ela devido à realização de atividade física. A falta de infraestrutura é um grave problema no município que possui cerca de 98.119 metros de ciclovias e têm um alto índice de acidentes envolvendo ciclistas, o que faz com que a adesão ao uso da bicicleta seja diminuído. Conclui-se que a deficiência de infraestrutura cicloviária ocasionou um número elevado de acidentes, porém a bicicleta ainda é considerada um dos meios de transporte mais saudáveis, desde que garantidos os aspectos de segurança. Desta forma, ficou acentuada a necessidade de discussões sobre ações que visem aumentar o uso da mesma e a necessidade de implantar medidas para diminuir as ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. pt_BR
dc.publisher.country Fernandópolis - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CET pt_BR


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