Abstract:O ingresso na universidade é considerado uma experiência geradora de ansiedade aos estudantes em decorrência da época de transição do modelo educacional de Ensino Médio para o Ensino Superior. A ansiedade é uma psicopatologia incidente em estudantes universitários, em que a sintomatologia afeta a construção de aprendizagem formal, gerando adoecimento psicológico. Estudos científicos evidenciam maior incidência de transtornos ansiosos em estudantes universitários da área da saúde em relação à população geral, apontando a necessidade das IES avaliarem as condições psicológicas dos estudantes, ofertando serviços de apoio. Objetivo: avaliar os sinais e sintomas de ansiedade e sua correlação com características sociodemográficas e de estilo de vida em estudantes universitários. Métodos: Trata-se de um estudo analítico e transversal, realizado com 120 estudantes universitários. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos: questionário sociodemográfico e de estilo de vida, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e coleta de saliva e dosagem de cortisol salivar. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Brasil, sob o parecer número 3.732.897. Resultados: No total,120 estudantes participaram do estudo, sendo 106 estudantes do sexo feminino e 14 estudantes do sexo masculino. A média de idade foi de 26,4 anos (Mediana: 23,00; Desvio Padrão: 9,174; Mínimo: 18; Máximo: 55). Dos estudantes, 77,5% são solteiros e 76,7%, não possuem filhos. Através do uso do instrumento BAI, 21,7% dos estudantes apresentaram ansiedade mínima, 20,8% apresentaram ansiedade leve, 22,5% ansiedade moderada e 35,00% ansiedade grave. No que concerne a dosagem de cortisol salivar nas amostras coletadas, 89,2%dos estudantes estavam dentro dos padrões de normalidade (inferior a 0,736 µg / dL); 7,8% dos estudantes apresentaram valores de índices de cortisol acima dos valores de referência. Conclusão: Os dados obtidos no estudo revelaram uma elevada ocorrência de estudantes com sinais e sintomas de transtornos de ansiedade. Os resultados reforçam a necessidade de as IES incluírem em suas práticas ações de identificação de estudantes em sofrimento psicológico, concomitante com a adoção de práticas pedagógicas que vislumbram a saúde mental destes.
Subject:Ansiedade.
Estudantes.
Avaliação da ansiedade.
Cortisol salivar