Abstract:O estudo da disciplina de anatomia exige do aluno alta capacidade de atenção e
manutenção da concentração para o alcance do aprendizado em sua totalidade,
tornando-se um processo laborioso e extenuante devido à sua intrincada riqueza de
detalhes. Esse fator está associado ao alto uso de uma demanda orgânica
anatômica que se degrada com significativa rapidez e exige reposição constante ou
utilização de insumos tóxicos para maior perenidade de uso. O objetivo deste
trabalho é investigar os benefícios em termos de aprendizagem da anatomia com
auxílio de ferramentas 3D. Desenvolveram-se imagens de órgãos para tela 3D, bem
como a impressão de órgãos em resina polimérica para utilização em sala de aula.
Foram avaliados 40 alunos com faixa etária entre 18 e 60 anos de ambos os sexos,
sendo todos pertencentes à mesma instituição de ensino técnico em enfermagem. O
estudo pautou-se em 2 grupos de alunos: a primeira turma (n=20) recebeu o
conteúdo e aplicação da disciplina de anatomia por meio de livros, ilustrações,
quadro negro e projeção em slides. A segunda turma (n=20) recebeu o mesmo
conteúdo informativoque a primeira, lecionado pela mesma docente, a partir dos
recursos tradicionais, com o acréscimo de telas de projeção 3D e peças impressas
em impressora 3D. A análise se deu em ambas as turmas por meio de uma aula de
revisão de conteúdo, realizada entre a aplicação de um primeiro questionário
(questionário de entrada), e um segundo questionário de verificação após a aula de
revisão(questionário de saída). O questionário abordou os seguintes domínios:
proporção, localização espacial, volumetria, morfologia, similaridade e motivação. Os
resultados confirmaram a eficácia do modelo quando observado os domínios de
localização espacial/anatomia física, volumetria/planaltimetria e motivação quando
comparada a turma que utilizou recursos 3D com a turma controle, de metodologia
tradicional. Foi possível também validar o uso das impressões 3D, bem como a de
imagem sem tela multi-autoestereoscópica (3D), sua inerente percepção de
profundidade, além de justificar o gradativo ingresso de tecnologias práticas,
perenes e detalhadas, à medida que propiciam a diminuição de órgãos e cadáveres
perecíveis, bem como o perigoso contato com insumos tóxicos nos ambientes
educacionais.
Subject:Tecnologia.
Ensino 3D.
Anatomia.
Processo de ensino-aprendizagem.
Bioengenharia